Você sabia que além de hidratar, beber água ajuda a secar os quilos extras?

Beber água é realmente essencial para a nossa saúde. Além dela ser a principal fonte de hidratação, ela ainda auxilia no controle da temperatura corporal, no veículo dos nutrientes, digestão, absorção, transporte e excreção.

Mas você sabia que cerca de 60% do peso de uma pessoa é referente à água? Em média, as frutas e verduras apresentam em sua composição 70 a 80% de água. Por isso, quando ingerimos alimentos, também estamos ingerindo água. Mas, de qualquer forma, devemos ingerir alguns bons copos de água.

Outro benefício desse hábito é que ele emagrece. Segundo um estudo realizado na Universidade Virginia Tech, nos EUA, beber dois copos de água 30 minutos antes das refeições ? café da manhã, almoço e jantar ? diminui medidas.

A conclusão foi tirada após acompanharem dois grupos de adultos que seguiam uma dieta de baixa ingestão calórica. Após 12 semanas, todas as pessoas emagreceram, mas aquelas que beberam água antes das refeições alcançaram melhores resultados: 7 kg a menos, diante dos 5 perdidos pelos demais.

Já para as amantes de água gelada, o efeito emagrecedor é ainda maior, já que o líquido recém-saído da geladeira possui efeito termogênico no organismo. Ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar as temperaturas do líquido e da parte interna. E o mesmo não acontece com a água gaseifi cada, porém, ela pode causar desconforto abdominal, gases e distensão do estômago, o que dificulta a digestão dos alimentos.

Mas tome cuidado para não exagerar na dose. O excesso de água no organismo pode causar intoxicação hídrica, um quadro semelhante à intoxicação alcoólica, na qual a pessoa age como se estivesse embriagada.

Resumindo, água faz bem na dose certa, como tudo na nutrição.