Você conhece a dieta ?Detox??

Por Vanessa Suzuki – @vanessaysuzuki

O acúmulo de substâncias tóxicas, provenientes de determinados alimentos, da ingestão de bebidas alcoólicas, da poluição e até sobre o uso de alguns produtos de beleza, podem alterar a saúde de todo o corpo, aumentando a dificuldade no emagrecimento, infecções recorrentes como gripes e resfriados, constipação, acne, alterações de humor e dores de cabeça constantes.

Para reverter este processo, a dieta ?detox?, que ao desintoxicar o corpo de dentro para fora promove a saúde, melhora a aparência e proporciona o bem-estar, é a mais indicada por nutricionistas. Vale lembrar que esta deve ser estabelecida de acordo com as necessidades nutricionais específicas de cada indivíduo, além de suprir as necessidades diárias recomendadas de macro e micronutrientes.

Sendo assim, uma alimentação é considerada saudável quando é rica em alimentos integrais, frutas, leguminosos (feijões, lentilhas e grão-de-bico), vegetais crus e cozidos, peixes, alimentos ricos em antioxidantes e fitoquímicos com propriedades especiais. Além disso, alimentos como o chá verde, alecrim, alho e cebola, frutas cítricas, frutas vermelhas, oleaginosas, cereais integrais e leguminosas, soja, peixes e alimentos orgânicos também possuem propriedades benéficas ao processo de detoxificação.

Porém, a dieta ?detox? ainda precisa ser acompanhada de hidratação adequada, que é fundamental para promover a eliminação dos produtos biotransformados, possibilitando a excreção mais eficiente dos compostos tóxicos que se tornam hidrossolúveis, e da pratica regular de atividade física. Nesse contexto, a drenagem linfática pode ajudar na redução da retenção excessiva de líquidos, eliminando as toxinas e melhorando o contorno corporal.

Vale ressaltar ainda que a alimentação saudável deve ser realizada diariamente, pois a detoxificação é um processo fisiológico que ocorre em nosso organismo.

Mas mesmo com todas essas dicas, uma consulta com um nutricionista especializado é indispensável.

Veja abaixo alguns alimentos fonte de juventude (ricos em compostos antioxidantes):
-Vegetal verde escuro (rúcula, agrião, couve manteiga, etc.);
– Brássicas (couve de Bruxelas, repolho, brócolis, couve flor, etc.);
-Temperos ?in natura? como salsinha, cebolinha, coentro, hortelã, cúrcuma, alecrim e gengibre.
– Chás, como chá verde, hortelã, camomila, hibisco.
– Frutas cítricas: lima da pérsia, toranja, limão, laranja.
– Frutas variadas, preferencialmente vermelhas e orgânicas ou bem higienizadas.
– Cereais integrais: Arroz, macarrão e pães.
– Carnes: peixes e aves grelhados.
– Leguminosas: lentilha, grão de bico, feijão branco e soja.
– Hidratação: Água natural e água de coco.??Ah, e para as leitoras fissuradas em livros, aqui vai uma super dica: o livro ?Dieta da Beleza?, da Lisa Drayer.