Uma noite bem dormida revigora e pode ajudar a emagrecer

source link

follow link Na luta para entrar em forma, inúmeras dietas infalíveis prometem te levar a esta glória. Mas nem sempre essas promessas são cumpridas ou então, resultam apenas no efeito sanfona. E só de pensar em começá-las outra vez, já dá uma preguiça. O mundo seria perfeito se, depois de adormecer, acordássemos magras na manhã seguinte, não é mesmo?! Pois saiba: estudos comprovam que este desejo pode ser, sim, uma realidade ou aquilo que faltava para as receitas das curvas perfeitas darem certo!

 

sem_sono

 

Embora pareça bom demais para ser verdade, o sono pode ser um grande aliado na redução de medidas, além de outras maravilhas. Quando dormimos, hormônios como a leptina, que dá a sensação de saciedade, grelina, responsável pelo apetite, e insulina, que controla as taxas de glicose no sangue, entram em equilíbrio e juntos trabalham a nosso favor. Ou seja, tudo isso nos ajuda a ingerir apenas o necessário para gerar energia durante o dia, e não, formar gordura localizada!

 

Há outras duas substâncias produzidas pelo organismo que também estão relacionadas, o cortisol e o hormônio do crescimento. Elas regulam a fome e diminuem a gordura do corpo, respectivamente, após uma noite bem dormida.

 

Entretanto, se por um lado, tantos benefícios ocorrem graças a uma boa noite de sono, sem ela, o prejuízo pode ser até maior. Ao carecer de descanso, a mesma ação hormonal que nos auxilia é capaz de nos prejudicar. A vontade de se alimentar eleva-se e temos a necessidade de comer um pouco mais, pois não nos sentimos satisfeitos, as taxas de açúcar no sangue aumentam, e as células que transformariam calorias em disposição, passam a acumular gordura ? e pior, elas se alojam especialmente na barriga.

 

Como se não bastasse, a sua disposição fica prejudicada durante o dia, e segundo algumas pesquisas a sonolência retém a massa gorda como fonte enérgica e o que se perde durante a malhação são músculos. Já o pneuzinho, fica e faz companhia para outros males como o inchaço, olheiras, maior irritabilidade e mau humor. Em longo prazo, agravam os riscos a doenças cardíacas e vasculares, como pressão alta, entre outros.

 

Agende sua consulta estética gratuita


Daí a importância do sono e no investimento nele ? ainda mais se for para ficar livre dos quilinhos a mais. E para te ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas para aproveitar melhor o tempo em que o inconsciente nos faz sonhar.

 

Durma cedo: ficar até mais tarde acordada pode te levar a assaltar a geladeira e se esbaldar nas calorias.

 

Insônia: não brigue com o sono e nem fique olhando para o relógio. O melhor a fazer é levantar e ocupar-se com algo.

 

TV e livros: eles podem ser ótimos companheiros, como também motivos para postergar o fechar os olhos. Se este for o seu caso, não vá pra cama com eles.

 

Café: evite-o após as 16h ou até antes, no caso dos insones, a fim dele não te manter ligada quando for hora de se desligar.

 

Atividade física: é uma estratégia para ter o cansaço necessário para adormecer. Mas, preferencialmente, pratique 4 horas antes da hora de se deitar, pois, ela pode te deixar mais acordada.

New Call-to-action