Pós-verão: Os benefícios da sopa

Não há nada mais gostoso do que saborear um caldo quentinho quando o frio aparece, não é mesmo? Por isso, a sopa é um dos pratos mais consumidos nessa época do ano. Além de ser extremamente saborosa, ela também é versátil, podendo ser servida tanto como entrada, quanto como prato principal.

Outro benefício da sopa é que ela é repleta de nutrientes ? quando se cozinha legumes e vegetais, a maior parte dos nutrientes fica na água. Então, uma boa dica é preparar a sopa na mesma água do cozimento dos legumes e verduras.

A sopa também pode ajudar no controle da saciedade. Se ela for servida no início da refeição, por exemplo, ela pode ajudar a controlar o apetite para os itens mais calóricos que ainda estão por vir. Por preencher o estômago, a sopa faz com que as pessoas comam menos no segundo prato.

No entanto, quando o assunto é emagrecimento, a sopa pode tanto ajudar quanto prejudicar. Na verdade, tudo depende dos ingredientes utilizados no prato. As sopas feitas com legumes, como batata-doce, batata, cará, inhame e mandioca, tendem a ter mais calorias, bem como as que levam queijo, que devem ser evitadas por quem quer perder peso.

A boa notícia é que a sopa pode ser consumida em qualquer uma das refeições. Porém, é importante que uma das refeições do dia leve alimentos sólidos para contribuir para a formação do bolo fecal.

Seja como for, a sopa está liberada. Então, aproveite essa iguaria e delicie-se com as receitas mais saborosas.