Ômega-3, a gordura da prevenção

Para se ter uma alimentação saudável e uma boa qualidade de vida, é preciso seguir uma dieta equilibrada, cheia de vitaminas, nutrientes e gorduras. Sim, gorduras. Muitos acreditam que ela não é boa para a saúde, porém, de acordo com pesquisas e estudos, a gordura é extremamente importante no equilíbrio de várias funções do organismo.

 

Ômega 3 e Ômega 6 são gorduras do bem, já que protegem o coração, contribuindo para o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos, auxiliando no aumento de LDL e redução do HDL. Além disso, elas possuem ação antiinflamatória.

 

O consumo adequado dessa gordura, conhecida como ácido graxo, deve estar associado a uma alimentação saudável, com peixes de água fria, como o cavala, arenque, salmão, atum, bacalhau e sardinha. Além disso, esse tipo de gordura é encontrada nas oleaginosas, como castanhas, nozes e semente de linhaça, nas verduras verde escuras e nos azeites e óleos, como de soja, canola e girassol.

No entanto, o consumo diário deve ser moderado devido ao alto valor calórico. Na hora de preparar os peixes, dar preferência aos grelhados, assados e cozidos. Quanto às oleaginosas, vale ficar atenda às quantidades: de uma a duas unidades de castanhas por dia e três nozes por dia.