O que é alimentação vegetariana?

Por Vanessa Suzuki
Especialista em Nutrição Clínica e Estética ? Marketing Nutricional da Rede Onodera

O interesse na adesão ao vegetarianismo tem sido crescente. Uma pessoa denomina-se vegetariana quando faz uma opção nutricional em que eleva o consumo de vegetais, frutas, cereais, legumes e nozes. Além disso, a pessoa vegetariana consome uma quantidade menor de gordura saturada e relativamente maior de gorduras insaturadas e fibras (nutrientes importantes para a saúde humana, prevenção de doenças, saciedade, melhora na pele, unhas, cabelos e na qualidade de vida).

Basicamente, o vegetariano é aquele que exclui as carnes vermelhas, peixes e aves de sua alimentação diária. Dependendo da inclusão dos derivados animais em sua dieta habitual, o vegetariano recebe terminologia distinta. Assim, o vegano, ou vegetariano estrito, não consome produtos provenientes do reino animal. Há ainda os lacto-vegetarianos, que consomem leite e laticínios, e os ovolactovgetarianos, que incluem ovos em sua alimentação.

No Brasil, os estudos populacionais com vegetarianos são reduzidos, por isso há uma preocupação com deficiências nutricionais de ferro, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B, ômega 3 e o não balanceamento da dieta.

A maioria das pessoas que adotam o vegetarianismo estão preocupadas em adotar um estilo de vida saudável. Por isso, é necessário um acompanhamento nutricional com um profissional, bem como uma avaliação nutricional criteriosa para a utilização de complementos e suplementos alimentares.