Nozes podem prevenir o câncer de mama

Você sabia que, além de muito saborosa, a nóz é um alimento extremamente benéfico à saúde? Seus nutrientes ? gorduras boas, como o ômega- 3, aminoácidos e algumas vitaminas, como a E ? ajudam no controle da pressão arterial e são responsáveis pela redução da taxa do colesterol ruim, o LDL, e \ até pela cicatrização.

No entanto, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Marshall, nos Estados Unidos, comprovaram que a semente também ajuda na prevenção de uma das doenças que mais temem as mulheres: o câncer de mama.

O estudo foi realizado em dois grupos de roedores. Um deles recebeu o que para nós equivaleria a 56 gramas de nozes, enquanto o outro não ingeriu nada. Para os que tiveram os pratos salpicados com o alimento, o risco de desenvolver a doença caiu pela metade. Os especialistas verificaram que, entre os que apresentaram câncer de mama, o número e o tamanho dos tumores eram menores.

Elaine Hardman, a bioquímica que assina a pesquisa, acredita que é possível que a vitamina E atue junto com o ômega-3 de sua composição, dificultando assim o desenvolvimento do problema. No entanto, a quantidade sugerida no estudo ? 14 unidades diárias ? está acima da que geralmente é recomendada pelos nutricionistas ? de seis a dez nozes por dia.

Mas fiquem calmas, para driblar essa questão de peso existe uma tática: as porções de nozes devem ser bem distribuídas ao longo do dia. Além disso, é aconselhável que a oleaginosa não seja ingerida à noite, já que as gorduras, por exigirem mais trabalho para serem absorvidas, deixam o sistema digestivo muito lento.

Seja como for, a dica de hoje é para incluir, de uma vez por todas, nozes no seu cardápio. Capriche na alimentação e proteja suas mamas!