Hormônios no lugar!

Nenhum período é tão turbulento, incomodo e enlouquecedor na vida de uma mulher como os 28 dias que compõem o ciclo menstrual. Isso porque, durante o período, ocorrem mudanças e uma série de oscilações hormonais no corpo feminino.

Assim como em todos os momentos da vida, é necessário que tenhamos cuidado com nossa alimentação, especialmente quando estamos ?naqueles dias?.

O recomendável é que, do 1º ao 5º dia do mês, quando ficamos mais sensíveis, abusemos de alimentos ricos em magnésio, como espinafre e grãos, e que contenham ômega 3, como salmão, sardinha e castanhas. São eles que ajudarão a acalmar os nervos.

Do 6º ao 13º dia, é recomendável que se consuma muitas frutas e verduras. Do 14º ao 17º dia do ciclo, todos os sentidos femininos estão ampliados, incluindo o paladar. Esta é a famosa época que sentimos muita vontade de comer e, por isso, que tal ao invés de atacar um monte de docinhos investir em frutos do mar? Além de saciedade, eles liberarão minerais e te farão se sentir melhor.

É durante o 18º ao 23º dia do ciclo que muitas mulheres começam a ter problemas, já que o intestino tende a ficar mais preguiçoso, por conta da alta da progesterona. Neste período, é essencial comer alimentos integrais e bastante fibras.

Do 24º ao 28º é quando a TPM atinge o seu ápice. A indicação é optar pelos carboidratos com proteína, para estabilizar a taxa de açúcar no sangue.