Fibras: as aliadas da boa alimentação

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Não importa se você está de dieta ou não, as fibras são nutrientes que não podem faltar no cardápio de uma alimentação saudável. Mas, enganam-se aquelas que pensam que a única razão é o bem causado no fluxo intestinal. Elas vão além, contribuindo para diversos outros órgãos, na prevenção e na melhora de doenças, sem falar nos benefícios indiretos causados em outras partes do corpo.


Grande aliada a saúde, não pode ser digerido como os demais alimentos, são divididas em duas categorias. Em: ?insolúvel?, encontrada em cereais, verduras e legumes, responsável por estimular o bom funcionamento intestinal, além de algumas evidências cientificas demonstrarem benefícios na prevenção de alguns tipos de câncer.

E quando a pessoa vai regularmente ao banheiro, a beleza agradece! O mau funcionamento intestinal interfere na absorção de nutrientes e facilitam o acúmulo de toxinas, que resultam em cabelos opacos, pele sem viço, facilitando o aparecimento da temida gordura localizada e celulite.

Já as fibras do tipo ?solúvel?, como aveia, chia e linhaça, se transformam em uma espécie de gel no estômago e permanecem por mais tempo nele, dando a sensação de saciedade ? ótimo para quem quer perder peso. Sua ação desacelera a absorção da glicose, controlando o índice glicêmico, o que ajuda tanto o diabético, como também, na prevenção da doença. E mais: este componente auxilia na redução do colesterol. A mudança dos hábitos alimentares associado à atividade física rende ótimos resultados.

Com tantas vantagens, por que não inserir este nutriente no seu cotidiano? Mas, vá com calma! Especialistas recomendam a inserção gradativa deste grupo de alimentos para que o organismo se acostume e para evitar dores abdominais, gases, inchaço e até diarréia. Vale lembrar que a quantidade indicada é em média 25g/dia distribuídas entre solúveis e insolúveis, mas não podemos esquecer que as fibras não atuam sozinhas, necessitando da ingestão de 2 a 3 litros de água por dia a fim de obter tudo de bom que elas têm a oferecer ? e isso deve ser levado à sério para não sofrer com os efeitos inversos, como a prisão de ventre.

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