Diga adeus à gordura e dê boas vindas aos músculos

Não importa se o seu objetivo é conquistar um corpo escultural ou apenas perder a barriga: trocar a gordura em aumento de tônus muscular é o desejo de qualquer mulher. E embora pareça difícil, não é impossível. Então, que tal conferir algumas dicas para ficar do jeito que você sempre quis?

 
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O primeiro passo desta empreitada é definir uma meta e focar nela. Mais do que isso, é manter-se motivada para incluir em sua nova rotina exercícios físicos e uma alimentação balanceada para complementar. Se você quer queimar gordura abdominal, escreva bilhetinhos para si e celebre a cada centímetro eliminado, por exemplo, para não desanimar no meio do caminho ? mas, é claro, sem recuperá-lo novamente!

 

Programar a sua agenda para ir à academia também faz parte. Preguiça é uma palavra proibida! Planeje-se para ir de 3 a 4 vezes por semana e o mais importante, cumpra! A frequência regular é fundamental para que os resultados sejam aparentes.

 

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Após se organizar, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, nos pesinhos! Invista nos treinos com cargas para ganhar musculatura. Supino e agachamento são os mais comuns, mas, com a ajuda de um educador físico, você pode utilizar diversos aparelhos para definir cada membro. Se preferir, há a opção de dedicar-se apenas à parte inferior em um dia, e em outro, a superior.

Vale lembrar que, mesmo que sua intenção seja ter um bumbum empinadinho e coxões à la Ivete Sangalo, é importante trabalhar também o peitoral, as costas e os braços para que as curvas fiquem uniformes. Isso ainda facilitará alguns exercícios, dando mais perfeição na sua execução.

 

E para evitar que seu músculo fique igual por meses, varie o estímulo aumentando gradativamente o volume puxado. Mas, faça isso aos poucos e escute seu corpo para evitar lesões. De nada adiantará acelerar o processo se houver algum machucado capaz de te afastar da malhação por algum tempo.

 

Quem precisa perder peso necessita de atividades aeróbicas combinadas à musculação, como uma corrida, seja na esteira, ou num parque (se achar mais agradável), ou fazer aulas como jump e step. Mas não exceda o treinamento prescrito. Um dos grandes erros está no exagero de aeróbios para emagrecer. O problema é que, além de queimar calorias, elas podem mandar embora, também, a musculatura.

 

Já no quesito nutrição, as proteínas são ótimas aliadas, pois possuem nutrientes essenciais para o ganho e a manutenção da sua musculatura. Aposte nas versões menos gordurosas como peito de frango ou de peru, queijo branco, peixes e iogurte desnatado. Outra dica é investir em carboidratos de baixo valor glicêmico, já que a sua absorção é sempre mais lenta. Ou seja, podem fornecer mais energia durante o treino, retarda a fadiga muscular, tem melhor recuperação da musculatura e diminui o acúmulo de gordura. E sabe qual é a melhor parte? São super fáceis de serem encontrados. Pão integral, batata doce, frutas com cascas e cereais são ótimas opções.

 

Faça intervalos mais curtos, de 3 a 4 horas, entre uma refeição e outra. Longos períodos sem comer aumentam o acúmulo de gordura. E logo após suar a camisa, é importante se alimentar a fim de obter melhores resultados. O organismo estará debilitado e necessitará de reposição de nutirentes. Se você ficar muito tempo sem se alimentar, as proteínas musculares poderão ser prejudicadas.

 

Bom treino!