Conheça os graus da Celulite

Por Ingrid Peres

A celulite é uma alteração na pele caracterizada por uma distrofia celular complexa acompanhada de alterações hídricas, resultando em uma saturação do tecido conjuntivo. Ou seja, a celulite se dá quando as células de gordura presentes em nosso organismo aumentam seu volume em líquido, através da obesidade e do sedentarismo.

Com o aumento do tamanho das células de gordura, há a compressão das células nervosas (por isso que em graus elevados a pessoa sente dor) dos vasos linfáticos e dos vasos sanguíneos, havendo um acúmulo exacerbado de líquido no local (edema). Para tentar deter esse edema, o organismo manda fibras colágenas ao local, que ao tentar encapsular o edema forma nódulos, dando a pele o aspecto de ?casca de laranja?.

A celulite também pode aparecer por fatores hormonais (o estrógeno, hormônio feminino, pode agir nos vasos, contraindo-os e formando edema), ou quando os vasos linfáticos recebem substâncias nocivas vindas do sangue, como, por exemplo, a uréia. Os tecidos do local se retraem e prejudicam a passagem dos líquidos, formando o edema.

O acúmulo de gordura na hipoderme comprime os vasos linfáticos e sanguíneos, levando menos oxigênio e nutrientes para os tecidos. Quando se consome muitas calorias e não gasta essa energia, ela é armazenada em forma de gordura, ocorrendo uma hipertrofia adipocitária (aumento da célula de gordura).

Embaixo do adipócito (célula de gordura) há uma rede de fibras colágenas. A má alimentação, fatores predisponentes e genéticos podem contribuir para o aumento da célula, já que o organismo envia mais colágeno para sustentar esse adipócito. O colágeno em excesso retrai a pele formando as depressões que podemos visualizar com ou sem a compressão do tecido.

 

Fatores Predisponentes:
? Genéticos;
? Idade;
? Sexo;
? Desequilíbrio hormonal.

Fatores Determinantes:
? Estresse;
? Fumo;
? Sedentarismo;
? Maus hábitos alimentares.

Localizações Preferenciais:
? Região abdominal;
? Coxa;
? Porção interna dos joelhos;
? Região glútea;
? Braço.

A celulite possui 3 graus:

As três classificações da celulite são: Leve (grau I), que é visível somente na contração e palpação do local, Moderada (grau II), em que já se podem ver ?furinhos? sem a compressão e alguns nódulos, e Grave (grau III) quando já se vê nódulos em qualquer posição, esteja a pessoa deitada ou de pé, além do indivíduo sentir dores no local.
Existem vários tipos de celulite, dentre elas podemos citar as mais importantes: Dura (sem deformações, você sente nódulos espessos ao apertar), Branda (sem consistência e sem contornos), Edematosa (apresenta edema e quando você pressiona a pele é como se ela fosse uma esponja cheia de água) e Mista (encontrada em quase todos os casos).

Grau I (brando): os ?furinhos? não são visíveis, só são visíveis quando a cliente faz uma contração muscular voluntária ou uma compressão tecidual.

Grau III (grave): os ?furinhos? são visíveis tanto na posição ortostática (em pé) quanto em decúbito ventral (deitar de barriga para baixo), tem aumento da sensibilidade à dor. Macronódulos.