A mastigação pode ajudar no emagrecimento?

Por Ione Leandro de Queiroga

Nos processos de orientação nutricional e reeducação alimentar, a mastigação é uma das etapas mais importantes, já que o processo digestivo inicia na boca. Na hora das refeições, é preciso deixar a pressa de lado e mastigar bem os alimentos. Mas o que é ?mastigar bem?? É mastigar por 30 a 50 segundos cada porção, dependendo, é claro, da consistência de cada alimento.

Quanto mais se triturar o alimento na mastigação, menos trabalho o aparelho digestivo terá. Sendo assim, ele pode aproveitar melhor todos os nutrientes. Considerada um movimento aparentemente voluntário, já que é determinada pelo córtex cerebral, a mastigação é dividida em quatro etapas: mordida, trituração, transporte e liberação.

Este processo ativa todas as glândulas, melhorando o trato intestinal, pois produz boa quantidade de estímulos gástricos. Além disso, mastigar estimula ainda as papilas gustativas (localizadas sobre a língua), que durante o processo enviam mensagens ao cérebro, que controla o centro de saciedade que regula a quantidade ingerida.

Sendo assim podemos afirmar que a mastigação correta, pode sim ajudar no controle de peso.