A Alimentação da Mãe e do Bebê

A alimentação saudável e em quantidades adequadas no pré-natal é fundamental para que o bebê tenha um ganho de peso normal e nasça com menos chance de adquirir doenças no pós-parto. A alimentação da mãe é um fator primordial para a saúde do filho, mesmo no pós-parto, pois a mesma tem um alto gasto energético com a produção de leite. No entanto, vale ressaltar que o excesso de alimentação por parte da mãe traz sérios prejuízos para ela e para o bebê.

Alguns nutrientes como ácido fólico, vitamina D, vitamina C, cálcio e ferro, são essenciais para a gestante, pois o ácido fólico auxilia na formação neuronal do bebê nos primeiro meses de gestação, a vitamina D ajuda a fixar o cálcio nos ossos, e a vitamina C ajuda na absorção de ferro. Assim a alimentação da mãe deve ser variada, em pequenas quantidades, várias vezes por dia, para que consiga ingerir uma quantidade adequada de nutrientes.

A alimentação ideal do bebê nos primeiros seis (6) meses de vida é o leite materno exclusivo. O leite materno é a forma mais segura, barata e saudável para alimentar seu filho, uma vez que este não apresenta riscos de contaminação, problemas com a temperatura, e principalmente, contêm fatores imunológicos e emocionais específicos as necessidades de cada bebê. Por isso recomenda-se que a alimentação variada, deve ser introduzida a partir dos seis (6) meses de vida, para que assim juntamente com o aleitamento materno o bebê possa crescer de forma saudável.

Diante da importância da nutrição na saúde da mãe e do bebê, a Liga Universitária de Nutrição São Camilo (LUNSC) preparou um Simpósio para abordar melhor o tema e as suas peculiaridades. Este ocorrerá dia 16/06/2012 no Centro Universitário São Camilo (CUSC) – Campus Ipiranga I.

A LUNSC é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2005, cujo objetivo é levar conhecimento técnico ? científico, bem como o que há de novo na nutrição, para os estudantes do Centro Universitário São Camilo e de outras instituições.

Elaborado por Alice Cristina Coca Mendes (Presidente da LUNSC) e Raphaela Rodrigues Viola

(Vice – presidente da LUNSC), supervisionado por Denise Balchiunas (Coordenadora adjunta do curso de Nutrição do CUSC) e Aline de Piano (Docente do CUSC)