5 exercícios para aliviar o estresse em minutos

Sua rotina é muito agitada e você não consegue achar tempo suficiente para fugir de tudo? Situações estressantes que surgem com frequência podem fazer você se sentir mal fisicamente, irritada, com mal-estar, dores de cabeça e até mesmo dores musculares.

 

Pedir calma nem sempre ajuda, mas calma pois é muito simples amenizar esses sintomas. Alguns exercícios de concentração e de respiração podem ajudar a aliviar boa parte dessa tensão em minutos.

 

 

Exercício 1:

Controle sua respiração.

Um dos principais sintomas do estresse e da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco. Para relaxar e baixar esse ritmo, respire fundo pelo nariz, lentamente, e segure o ar por 3 segundos, solte devagar pela boca. Repita esse processo até sentir seu peito mais ?leve?.

 

Exercício 2:

Faça alongamentos.

Outro sintoma é a contração involuntária dos músculos, que causa dores, desconforto e incômodo na hora de se movimentar. As partes do corpo mais afetadas são as costas e o pescoço. Sente-se ereta na cadeira e faça movimentos circulares, e lentos, com o pescoço. Gire para a direita, depois para a esquerda até se sentir mais ?solta?. Fazer esses mesmos movimentos com os pulsos e os tornozelos também ajuda. E para aliviar as costas, levante seus braços, junte suas mãos no alto (como se estivesse se espreguiçando), alongue para direita e para a esquerda, sem exagerar, e desça seus braços devagar.

Exercício 3:

Leia algo de sua preferência.

Tirar alguns minutinhos para ler algo de que você gosta, muda o foco da sua concentração. Mas leia apenas algumas páginas, como de revistas ou sites. Leituras longas e mais complexas podem causar muita distração.

 

Exercício 4:

Anote suas tarefas.

Se o que a preocupa é a quantidade de coisas que você tem para fazer, anotar tudo em um caderno faz seu cérebro desacelerar e entender que tudo não precisa ser feito em um mesmo momento. Essa dica também ajuda a amenizar a insônia.

 

Exercício 5:

Ouça sua música preferida.

Neurocientistas já provaram que ouvir a música favorita ajuda na liberação de dopamina, um dos hormônios responsáveis pelo prazer. Então, coloque fones de ouvido e deixe o som em um volume agradável, não muito alto.

 

 

Além desses exercícios rápidos para serem feitos no momento de estresse, levar uma vida mais leve ajuda em longo prazo e melhora a qualidade de vida. Tire algumas horas só para você, para fazer o que quiser, seja sozinha ou com amigos e família.

 

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